Festival de Cinema 4+1 (2011)

Festival de Cinema 4+1 Festival de Cinema 4+1

O Festival de Cinema 4+1 foi uma iniciativa criada e promovida pela Fundación MAPFRE para incentivar a divulgação de filmes que não integram os grandes circuitos de cinema. Além do caráter pioneiro e inovador, o festival destaca-se por ter sido realizado simultaneamente em cinco países: Colômbia (Bogotá), Argentina (Buenos Aires), México (Cidade do México), Espanha (Madrid) e Brasil (Rio de Janeiro).
Em 2012, o Rio de Janeiro foi a sede oficial do festival, e as exibições aconteceram nas dependências do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio), reforçando a parceria mantida com a instituição.

Resultados
Realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, o festival foi sucesso de público e mídia, com a presença de mais de 2 mil pessoas. O evento de abertura atraiu todas as atenções da imprensa local e nacional, com a participação de 150 pessoas, entre convidados e jornalistas.
Também foi realizada uma Master Class com o convidado de honra do festival, o diretor e cineasta alemão Werner Herzog, que contou com a presença de 370 pessoas. Para que todos pudessem participar desse momento, foram instalados telões em outras duas salas do CCBB-Rio. O público também acompanhou a apresentação pela Internet: no Brasil, foram registrados mais de 2 mil computadores ligados no streaming e quase 11 mil em 30 países.