Recomendações para superar tempos difíceis

Aja e não se deixe levar pelo desânimo

Aja e não se deixe levar pelo desânimo Aja e não se deixe levar pelo desânimo

Incerteza, medo, cansaço, preocupação... O aparecimento do coronavírus está minando nossa sensação de segurança e afetando nosso equilíbrio pessoal. Devemos nos acostumar com uma nova forma de comportamento, trabalho e relacionamento. E nem sempre é fácil se adaptar às novas circunstâncias.

Queremos ajudá-lo para que esses momentos adversos não façam você perder a serenidade necessária. Praticar alguma atividade física ou meditar pode ser um bom começo, assim como manter uma alimentação saudável.

Mas você também pode colocar essas recomendações em prática para manter seu equilíbrio pessoal:

  • Falar é um alívio. Diga a alguém como você se sente e o que te preocupa. Compartilhar isso fará com que você se sinta melhor. E, se você não consegue expressar isso, escreva.
  • Respirar é fonte de saúde para nosso corpo. Respire profunda e lentamente. A cada expiração, seus pensamentos e as sensações corporais associadas às emoções irão se dissipar.
  • A música é terapêutica. Relaxe ouvindo músicas que você gosta e que te lembrem dos bons tempos.
  • O sono é restaurador. Tente dormir as horas necessárias. Se tiver problemas para dormir, tome banhos quentes ou relaxe antes de ir para a cama.
  • Colocar-se no lugar do outro é revelador. Pense no que você diria a um amigo(a) se algo semelhante estivesse acontecendo com ele(a). Colocar-se no lugar de outra pessoa requer algum esforço, mas ajudará.
  • As emoções positivas são nossas aliadas. Faça atividades que você goste: ler ou ver um capítulo da sua série preferida... relembrar momentos agradáveis ou ver fotos de pessoas que amamos também ajuda.

Manter o equilíbrio psicológico te ajudará a tomar as decisões adequadas, a entender o que está acontecendo e, claro, beneficiará as pessoas ao seu redor. Dedique alguns minutos a cada dia. Vale a pena.