Cuide das suas costas

Siga nossas dicas para evitar lesões

A dor nas costas, um dos motivos mais comuns de incapacidade para o trabalho, costuma ser causada pela manutenção de uma postura incorreta por horas. Na situação que estamos vivenciando, provavelmente você já passou mais tempo sentado ou deitado e teletrabalhou por horas, sem se mover ou fazer atividade física. Nesse cenário, dores musculares e contraturas são ainda mais comuns. Para que você possa cuidar da sua saúde postural, apresentamos uma série de dicas que podem te ajudar a prevenir lesões nas costas.

Exercite-se e faça alongamento cuidando da técnica

É importante que você faça exercícios físicos e alongamentos por no mínimo 30 minutos por dia para fortalecer a musculatura das costas. Para isso, é importante fazer o aquecimento adequado e cuidar da técnica dos exercícios para evitar lesões. Da mesma forma, não realize exercícios que encurtem a coluna lombar, isso pode levar a diferentes lesões nos ligamentos e ao pinçamento das fibras nervosas. O melhor? Sempre comece com uma flexão e mantenha a coluna reta durante o exercício.

Se você está trabalhando remotamente, adapte seu local de trabalho

Organize seu local de trabalho para evitar posturas forçadas e, se necessário, use extensões ou adaptadores… É importante que você também adapte os equipamentos de trabalho, como cadeiras ou mesas, a uma posição adequada, mantendo as costas apoiadas e o mais retas possíveis, mantendo a tela do computador ao nível dos olhos. É recomendável que você tenha um apoio de cotovelo ou apoio para os pés ajustável e espaço para variar o movimento das pernas.

Experimente também combinar as posições em pé e sentado, por exemplo, levante-se para falar ao telefone. Por último, evite inclinar-se ou torcer-se desnecessariamente.

Cuide do descanso

Embora você pense que deitar na cama já serve de descanso para a coluna, a verdade é que grande parte dos erros posturais são cometidos na cama. Escolha um colchão firme e tente não arquear a coluna, dobrando as pernas.

Fortaleça seu abdômen

A descompensação causada pela falta de tônus abdominal pode ser a causa do excesso de curvatura nas costas. Não se esqueça de treinar os músculos abdominais! As pranchas, assim como os exercícios corporais, ajudarão a trabalhar esta área.

Cuidar da saúde é uma prioridade.

Ajudamos você a melhorar seu bem-estar.