Prevenção e Segurança viária

A responsabilidade é de todos

Prevenção e Segurança viária Prevenção e Segurança viária

Compromisso com a segurança viária e a prevenção de acidentes 

O objetivo estratégico da área de Prevenção e Segurança Viária é prevenir lesões não intencionais de qualquer tipo, pois estamos convictos de que a imensa maioria delas poderia ser evitada. Por esse motivo, damos especial atenção à segurança viária, pois esta é a área na qual ocorre o maior número de lesões graves e fatais, assim como à prevenção de acidentes que envolvem danos materiais, quando estes podem afetar de maneira significativa a qualidade de vida das pessoas. 
Nossos principais pontos estratégicos são:

  • A educação de crianças e jovens na prevenção de lesões causadas por acidentes de trânsito, incêndios, acidentes em casa, afogamentos, etc.
  • A conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e da segurança viária, em particular para convencer os responsáveis pelas políticas públicas, técnicos e profissionais, trabalhadores em geral e, em última análise, todas as pessoas, de que é possível conseguir o Objetivo Zero lesões graves ou fatais.
  • A pesquisa em prevenção de lesões, com o objetivo de desenhar ações baseadas na objetividade e na relação custo-eficácia, e também para incentivar o relacionamento com multiplicadores e a mídia, como forma de alcançar a sociedade.

A estratégia da área é desenvolvida por meio de programas, tais como os educacionais de segurança viária e prevenção de lesões no lar, a Semana de Prevenção a Incêndios, a campanha de conscientização Objetivo Zero, o programa de Segurança Viária na Empresa ou a campanha de Prevenção de Afogamentos. A campanha Objetivo Zero, em seu viés de segurança no trânsito, inclui campanhas específicas sobre cadeirinhas de segurança para o automóvelsegurança viária para jovens, promoção do ciclismo seguro, segurança do motociclista e, em geral, todos os principais fatores de risco.

Sempre que possível, esses programas são implementados em parceria com as administrações públicas pertinentes e com os profissionais mais diretamente relacionados com a prevenção de lesões: profissionais médicos, policiais, bombeiros, etc. Da mesma forma, também é ativamente incentivada a parceria com outras entidades, como organizações sem fins lucrativos do terceiro setor, quando essa parceria permite ampliar o alcance dos programas da Fundación MAPFRE. 
Investimos mais de 5 milhões de euros para promover a segurança da nossa sociedade.

Graças à atuação desenvolvida durante esses anos, nos tornamos uma referência internacional no campo da prevenção de acidentes. Estamos presentes com nossos programas em 23 países, nos quais realizamos inúmeras atividades, principalmente na Espanha, Ibero-América, Portugal, Alemanha, Filipinas, Turquia e Malta. 

Participamos das políticas de prevenção e segurança viária 

Colaboramos ativamente com entidades governamentais na Espanha e nos demais países em que trabalhamos. Na Espanha, com a Dirección General de Tráfico e a Dirección General de Protección Civil, e fora da Espanha, com as agências nacionais de segurança viária, a Secretaria Geral Ibero-americana, o Observatório Ibero-americano de Segurança Viária (OISEVI) e a Organização de Bombeiros Americanos (OBA).

Também somos membros, entre outros, do United Nations Road Safety Collaboration (UNRSC), grupo de trabalho e órgão consultivo das Nações Unidas em matéria de segurança viária; do Global Road Safety Partnership (GRPS), organização que oferece apoio às associações de segurança viária que se dedicam a realizar boas práticas de condução em países e comunidades em todo o mundo; da Safe Kids Worldwide, organização global dedicada a proteger as crianças de lesões não intencionais, principal causa de morte infantil nos Estados Unidos; do Latin NCAP, que fornece avaliações independentes e imparciais sobre a segurança de veículos novos aos consumidores da Ibero-América e do European Transport Safety Council (ETSC), que proporciona assessoria sobre segurança nos transportes para a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os Estados Membros da União Europeia.

Também colaboramos com diversas organizações internacionais que são uma referência em matéria de prevenção de acidentes e segurança viária: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Corporación Andina de Fomento (CAF), Federación Iberoamericana de Asociaciones de Víctimas contra la Violencia Vial (FICVI), Johns HopkinsUniversity e o Boston Children's Hospital 

Com nossas ações evitamos acidentes 

Desenvolvemos nossa atividade segmentando o público-alvo em diferentes grupos de risco: crianças, jovens, adultos e idosos. Também abordamos grupos que, devido à sua atividade e exposição social, possuem uma maior responsabilidade na tarefa de proteger as pessoas ao seu redor, como os professores, médicos e empresas. 
No que se refere à prevenção de acidentes, desenvolvemos ações destinadas a reduzir os acidentes domésticos, esportivos e de lazer:

  • Trabalhamos na prevenção de incêndios, organizando atividades na Espanha e na Ibero-América, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para que a sociedade aprenda a reconhecer os riscos de um incêndio e a adquirir conhecimentos suficientes para saber como agir caso ocorra.
  • Em relação à prevenção de afogamentos, realizamos campanhas anuais para conseguir que o afogamento deixe de ser uma das dez principais causas de morte de crianças e jovens em todo o mundo.

Aprendendo desde a infância 

Há mais de 20 anos trabalhamos para levar a prevenção e a educação viária às salas de aula e às famílias. Nosso programa tem como principal objetivo promover o ensino da prevenção e segurança viária no ambiente educacional. E consideramos que a maneira mais eficaz de conseguir isso é participando da melhoria dos comportamentos e dando atenção especial aos primeiros anos de vida, período em que atitudes, valores e respeito às normas são consolidados. 
Nosso trabalho é desinteressado, facilitando gratuitamente o acesso a todos os nossos materiais, recursos e atividades. 

Temos programas educacionais em 23 países. 

Formação a serviço da prevenção 

Promovemos treinamento on-line global por meio de cursos especializados para profissionais e viabilizamos acordos com universidades ou outras entidades de formação.

Desenvolvemos programas de treinamento para outros grupos, como professores, através das novas tecnologias.

Para a prevenção no ambiente de trabalho, oferecemos o curso de Segurança Viária na Empresa, no qual são propostos 14 módulos específicos, de acordo com o grupo de risco: motorista comercial, de transporte de passageiros, de transporte de carga, etc. 

Ferramentas de divulgação 

Nossa prioridade é conseguir que as atividades que realizamos sejam cada vez mais difundidas e eficazes, atingindo o maior número possível de beneficiários. Para isso, trabalhamos no uso da internet e das redes sociais como meio prioritário para a realização e divulgação dos programas e atividades, em nível nacional e internacional.

Mantemos parcerias com especialistas em prevenção e segurança viária para a realização de pesquisas, cujo objetivo é conhecer e aprofundar o estudo dos fatores causadores de acidentes. Os resultados desses estudos já tiveram uma enorme repercussão social, sendo, em alguns casos, ferramentas de trabalho nas mais altas instâncias governamentais europeias.

Para esses estudos mantemos como referência os objetivos estratégicos das mais relevantes entidades internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as organizações nacionais ou regionais mais importantes em cada área. 
Da mesma forma, participamos como organizadores ou palestrantes em seminários e congressos, nacionais e internacionais, relacionados com a prevenção de acidentes e a segurança viária. 

Bolsas e prêmios 

Prêmio: Melhor iniciativa em prevenção e segurança viária, como reconhecimento a entidades ou pessoas que fizeram uma importante contribuição para a prevenção e redução de acidentes. 
Prêmios: Inovação em mobilidade e segurança viária, queremos possibilitar o crescimento de iniciativas que resolvam e melhorem aspectos específicos do mundo em que vivemos. 
Bolsas: Carteira de motorista, destinadas aos jovens, são uma ajuda para a obtenção da carteira de motorista.