Projetos Finalistas - Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

Projetos Finalistas - Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social Projetos Finalistas - Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social

América Latina, Brasil e Europa já selecionaram os três projetos que representarão cada uma das regiões na grande final. No total, 9 iniciativas que se destacam por seu impacto 360º e pelo grande potencial para terem continuidade com êxito.

No evento que aconteceu no último dia 6 de junho na cidade do México, foram escolhidas as melhores iniciativas da América Latina e, para tomar esta difícil decisão, contou-se com um corpo de jurados formado por: Jesús Martínez Castellanos -  CEO da MAPFRE Regional LATAM Norte; Mario Romero - Managing Director da Impact HUB na Cidade do México; Brenda Villegas – Líder da iniciativa “ Niñez y Juventud” para a Ashoka no México, Centro américa e Caribe; Carolina Franco – Líder de estratégia na TOUSHKA CAPITAL; Veronique Billia - Strategic Alliances Director da Endeavor México; e Gustavo Fdz-Mazarambroz - Project Lead/Engagement Director do IE's Social Innovation Center.

No Brasil, a semifinal foi realizada, no dia 13 de junho na cidade de São Paulo. No júri, estiveram presente: Fernando Pérez-Serrabona – CEO da MAPFRE Brasil e representante da Fundación MAPFRE no país; Newton Campos - Country Manager do IE (Instituto de Empresas) no Brasil e Diretor Acadêmico da FGVcepe; Ruy Bueno de Arruda Camargo Neto – Sócio Diretor de Operações e RH da Impact HUB São Paulo; Raiana Lira - Programs Manager (Brasil) do Amani Institute; Renato Parquet - Presidente da Associação Brasileira de Startups; Miguel Gómez Bermúdez, - Secretário Geral e Diretor das Áreas de Compliance e Jurídico da MAPFRE Brasil; e Gustavo Fernández-Mazarambroz, - Project Lead/Engagement Director de IE's Social Innovation Center. Este time de especialistas que faz parte de organizações consolidadas no tema de inovação social, escolheu os três projetos brasileiros que viajarão em outubro para a grande final na Espanha. 

Por fim, a semifinal europeia foi realizada no dia 04 de julho em Madri. O júri que ficou encarregado de selecionar os três projetos, esteve composto por: José Manuel Inchausti -  3º vice-presidente da MAPFRE S.A. e CEO Territorial e Regional da MAPFRE Ibéria;  Lara Viada - Diretora do CREAS; Filipa Pires de Almeida - Fundadora da Eighteen e Assessora mundial da Impact Business no tema Human Power Hub; Thais Bueno – Diretora de Programas da UnLtd Spain; Elena Rico - Sócia Fundadora da People & Planet Partners;  Maria Calvo  - Diretora de Comunidade e Impacto da Impact Hub; José Antonio Arias -  Diretor de Inovação da MAPFRE e Diretor de Operações do Grupo MAPFRE; e Concepción Galdón - Diretora de Inovação Social do IE.

Os projetos que estarão na grande final serão:

LATAM

Ecglove (México)

ECGLOVE - Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health) ECGLOVE - Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health)

Categoria: Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health).

A luva desenvolvida por ECGLOVE é colocada na parte superior do tórax para medir os batimentos cardíacos. Sua precisão nas informações, permite as melhores tomadas de decisão em situações de emergência , aumentando as chances de sobrevivência da pessoa.

MIBKCLUB (Colômbia)

MIBKCLUB - Inovação em Seguros (Insurtech) MIBKCLUB - Inovação em Seguros (Insurtech)

Categoria: Inovação em Seguros (Insurtech).

O MIBKCLUB é uma iniciativa que visa facilitar o acesso das pessoas de comunidades vulneráveis e economicamente desfavorecidas, aos produtos e serviços de educação, lazer, saúde e seguros, que até então não estavam ao seu alcance. A iniciativa propõe um meio de melhorar as condições de vida destas famílias e comunidades, viabilizando também a inclusão financeira.

Caminito de la escuela (México)

Caminito de la escuela - Mobilidade Sustentável e Segurança Viária Caminito de la escuela - Mobilidade Sustentável e Segurança Viária

Categoria: Mobilidade Sustentável e Segurança Viária.

Esta plataforma web que fornece informações georreferenciadas, indica o grau de perigo do trânsito nos entornos escolares, com dados reais de atropelamentos durante os horários de entrada e saída nas escolas de educação básica na Cidade do México.

BRASIL

Neurobots

Neurobots - Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health) Neurobots - Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health)

Categoria: Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health). 

Sistema para reabilitar pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais, através de um sistema no qual, apenas utilizando o pensamento, o paciente é capaz de controlar um exoesqueleto acoplado à mão paralisada por meio de sensores cerebrais.

Manejebem

Manejebem - Inovação em Seguros (Insurtech) Manejebem - Inovação em Seguros (Insurtech)

Categoria: Inovação em Seguros (Insurtech). 

Rede social para pequenos agricultores, que oferece assistência técnica remota com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável.

Carona a pé

Carona a pé - Mobilidade Sustentável e Segurança Viária Carona a pé - Mobilidade Sustentável e Segurança Viária

Categoria: Mobilidade Sustentável e Segurança Viária. 

Sistema que organiza grupos de crianças que vivem perto uns dos outros, para que juntos, façam a pé o trajeto casa/escola, acompanhados por suas famílias, seus coordenadores e professores.

EUROPA

RITHMI (Espanha)

RITHMI - Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health) RITHMI - Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health)

Categoria: Melhora da Saúde e tecnologia digital (e-health). 

O Rithmi é um dispositivo wearable (pulseira) não invasivo e amplamente utilizado, responsável por registrar dados e detectar em tempo real um acidente vascular cerebral.

Speakare by cubelizer (Espanha)

Speakare by cubelizer - Inovação em Seguros (Insurtech) Speakare by cubelizer - Inovação em Seguros (Insurtech)

Categoria: Inovação em Seguros (Insurtech). 

Serviço de monitoramento permanente para pessoas idosas, que permite ativar um assistente caso sofram um acidente ou estejam doentes.

NAVILENS (Espanha)

NAVILENS - Mobilidade Sustentável e Segurança Viária NAVILENS - Mobilidade Sustentável e Segurança Viária

Categoria: Mobilidade Sustentável e Segurança Viária. 

Sistema que permite que pessoas com deficiência visual sejam guiadas de forma completamente autônoma, através de um poderoso algoritmo baseado em Visão Artificial.