FUNDACIÓN MAPFRE

Segurança Viária

10/10/2010 15:33:00 postado por: Blog Fundación

Educação Viária é Vital

O Programa Educação Viária é Vital mobiliza alunos e professores da rede pública escolar em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária no entorno da escola, incentivando a formulação de propostas para melhorar os problemas locais de tráfego. Mais de 3,4 milhões de alunos já participaram do programa desde a sua criação, em 2004, graças a um número crescente de parcerias com diversas Secretarias de Educação:

- Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais;
- Secretaria Municipal de Educação de Araraquara (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Potim (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Santos (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Monte Alto (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Arujá (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Pindorama (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Roseira (SP);
- Secretaria Municipal de Educação de Juína (MT);
- Secretaria Municipal de Educação de São Luis (MA);
- Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ);
- Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco (PR).

O Programa já capacitou quase 100 mil educadores e passou por mais de 7.770 escolas.

Metodologia
A metodologia utilizada no Programa Educação Viária é Vital prioriza a construção de habilidades e competências voltadas para a formação integral dos jovens, valorizando o pensamento crítico, a pesquisa, o gosto pelo novo e a consolidação de valores humanistas.

Se você deseja implantar o programa em sua cidade, veja como funciona o processo de implementação:
1. Identificação de secretarias e escolas interessadas
2. Capacitação dos professores
3. Reunião de professores
4. Desenvolvimento do tema e projeto
5. Avaliação dos trabalhos
6. Premiação da escola que desenvolveu o melhor projeto dentre todas as escolas participantes (1 prêmio regional por Secretaria de Educação + 1 prêmio nacional, em que concorrem entre si as escolas premiadas regionalmente)

Casos de sucesso

. Mongaguá
Em 2007, a Escola Estadual Hortência Quintino de Faria Botelho, da cidade de Mongaguá, litoral de São Paulo, foi mais uma vez premiada no Programa Educação Viária é Vital, totalizando três premiações da FUNDACIÓN MAPFRE pelo trabalho desempenhado com os alunos dos ensinos fundamental e médio desta comunidade.

O incentivo dado pelo programa fez com que os jovens se mobilizassem para a construção de uma ciclovia às margens da rodovia Manoel da Nóbrega, a fim de diminuir o alto índice de atropelamentos de pedestres na região.

"Estima-se que as ações de conscientização viária promovidas pela escola fizeram com que quase 80% da população mongaguense passasse a reconhecer a importância da segurança no trânsito", afirma João Martins dos Santos, Secretário dos Transportes de Mongaguá.

. Roseira
Em 2009, o projeto “Dirigindo Nossas Vidas”, da Escola Prof.ª Odila de Souza Oliveira começou no escolar, mas em pouco tempo suas ações “pularam os muros da escola” e envolveram toda a comunidade local. A participação dos alunos, de todos os funcionários da escola, pais de alunos, educadores e de um grande número de atores sociais fez a diferença na melhoria das condições de segurança da cidade.

Além de realizarem uma maratona de atividades pedagógicas, que incluiu pesquisas, peças teatrais, produção de textos, entrevistas com moradores, etc., os alunos participaram de um grande exercício democrático que teve início no processo de escolha do nome do projeto e culminou com a articulação com o poder público que, atendendo ao ofício escrito pelos alunos, melhorou a sinalização do entorno da escola e implantou uma faixa de pedestres, proporcionando mais segurança para todos os alunos da Escola Prof.ª Odila de Souza Oliveira.

Fotos do antes e depois do projeto: sem a faixa de pedestres e com a faixa, conquistada pelos alunos.

Mapfre Seguros

by vm2 © Copyright MAPFRE 2014 - Todos os direitos reservados.