Prêmios Sociais 2022 Fundação MAPFRE

Reconhecemos a generosidade e a solidariedade

Mais um ano, nossos prêmios focam em pessoas e entidades que se destacam por seus esforços para melhorar as condições de vida de muitas pessoas; seu compromisso e solidariedade garantem que todos mantenhamos a esperança apesar das guerras, desigualdades e injustiças.

Seu trabalho altruísta serve de exemplo para continuarmos avançando juntos na única direção possível: que o mundo seja um lugar melhor para todos.

Os vencedores dos nossos Prêmios Sociais, em sua edição de 2022, são um exemplo de como com profissionalismo, tenacidade e generosidade é possível mudar as coisas. Nós os apresentamos a você:

Prêmio por toda uma vida profissional José Manuel Martínez Martínez

Carolina Herrera

Prêmio por toda uma vida profissional José Manuel Martínez Martínez

Carolina Herrera é um nome fundamental na moda contemporânea. Seu trabalho como designer faz parte da defesa da elegância impecável, vital e atemporal, sem abrir mão da imaginação. A sua marca está presente em mais de 140 países e a sua trajetória rendeu-lhe prémios internacionais que valorizam tanto os seus méritos profissionais como os valores que defende.

Em 2018, ela deu um passo decisivo. Deixou a direção criativa da empresa que ela mesma havia fundado em 1981 e tornou-se Embaixadora Global da empresa, o que lhe permitiu concentrar-se em uma faceta fundamental de sua vida: as causas humanitárias às quais dedicou seus esforços ao longo de toda a sua vida. sua carreira

Carolina Herrera tem colaborado com entidades que apostam na luta contra a desnutrição ou o cancro, como a Fundação Aladina , e que promovem o bem-estar das crianças e o empoderamento das mulheres, principalmente através da formação. Entre suas atividades, destaca-se o apoio incansável ao combate e prevenção do câncer de mama por meio de diversos programas e iniciativas.

O seu compromisso com a igualdade de gênero e o desenvolvimento das mulheres levou-a a colaborar com várias associações, como a Dress por Sucesso, nos EUA, ou Fundación Ared e Fundación Quiero Trabajo, na Espanha, que aspiram a dotar as mulheres dos meios necessários para alcançar a independência econômica.

Diante da pandemia, e em colaboração com a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho, Carolina Herrera lançou a iniciativa Carolina Herrera Heart for Hope, por meio da qual arrecadou 7 milhões de dólares que foram usados para fornecer exames , suprimentos médicos, ambulâncias, kits de higiene e apoio psicológico às comunidades afetadas pela Covid-19 em todo o mundo.

Prêmio à melhor entidade por sua trajetória

Fundación Integra

Prêmio à melhor entidade por sua trajetória

Fundación Integra está comprometida com a inclusão social e a criação de segundas chances há mais de 20 anos, ajudando pessoas em situação de grave exclusão social e pessoas com deficiência a recuperar o controle de suas vidas por meio da integração laboral. Seu objetivo é garantir que eles atinjam seu pleno potencial graças a um emprego decente que lhes permita recuperar sua independência, sua auto-estima e seu senso de utilidade.

A Fundación Integra atinge este objetivo através da mediação entre empresas e entidades sociais, para que não apenas a inserção laboral seja alcançada, mas uma real integração na sociedade. Ao longo de sua história, já empregou mais de 19 mil pessoas, das quais 70% são mulheres.

Cada pessoa que chega à Fundación Integra em busca de ajuda recebe um itinerário de integração personalizado que começa com uma análise de suas circunstâncias, sua experiência e formação anteriores, suas preocupações e expectativas, que serve como ponto de partida para sua formação em competências socio laborais. Uma vez prontos para encontrar um emprego, eles são incluídos nos diferentes processos seletivos das mais de 50 empresas pertencentes à sua rede de colaboração de acordo com seu perfil. O sucesso desse processo se deve ao fato de que as pessoas atendem ao nível de exigência das empresas demonstrando seu valor e aprimoramento em seu trabalho.

Todo o trabalho e razão de ser da Fundación Integra está enquadrado no desafio de que cada uma dessas pessoas possua seu presente e seu futuro graças a um trabalho.

Prêmio ao melhor projeto ou iniciativa por seu impacto social

Médicos Sem Fronteiras

Prêmio ao melhor projeto ou iniciativa por seu impacto social

Desde o final de fevereiro de 2022, a Ucrânia sofreu com os estragos da guerra. Mais de 12 milhões de pessoas tiveram que fugir de suas casas por causa do conflito. Destes, mais de 5 milhões procuraram refúgio na Europa.

Hospitais e centros de saúde nas áreas mais próximas aos combates, especialmente no leste e sudeste do país, estão no limite de suas capacidades. Para a sobrevivência dos feridos, é fundamental poder contar com atendimento médico garantido. Era essencial, para isso, criar um sistema que permitisse a transferência de pacientes de hospitais ucranianos saturados em áreas próximas à frente para hospitais do oeste com maior capacidade e mais distantes.

Cada crise é diferente, e esta exigiu uma forma criativa de se adaptar ao ambiente. Médicos Sem Fronteiras (MSF) verificou que os trens estavam funcionando e que têm escala e condições para dotá-los de capacidade médica.

Assim, em colaboração com as Ferrovias Nacionais da Ucrânia e o Ministério da Saúde do país, lançou um trem medicalizado que permite que os pacientes recebam os cuidados de que precisam nos locais mais adequados para isso. MSF adaptou os carros de passageiros para criar um trem de referência médica. Além de dar tranquilidade aos pacientes e suas famílias, esta grande ambulância montada sobre trilhos permite que eles continuem o tratamento e se recuperem em uma parte da Ucrânia que fica mais longe das zonas de conflito ativo.

Ao mesmo tempo, permite que hospitais dentro ou perto de zonas de guerra ativas liberem leitos para receber novos pacientes feridos. À medida que os combates no leste e no sul do país se intensificam, isso se torna cada vez mais necessário.

Os pacientes são selecionados por hospitais da área com base em critérios médicos definidos, e o Ministério da Saúde é responsável por garantir sua recepção em hospitais em Lviv e outras cidades ocidentais onde a continuidade dos cuidados é assegurada.

Desde o início do projeto (31 de março) e até 7 de setembro, o trem de evacuação médica fez 50 viagens e transportou 1.401 pacientes e 78 órfãos evacuados de um orfanato.

Prêmio para a melhor iniciativa no setor agrícola

Bodega Matarromera

Prêmio para a melhor iniciativa no setor agrícola

Tradição, inovação, sustentabilidade e qualidade. São estes os valores que definem a Bodega Matarromera, uma das empresas referência no panorama vitivinícola nacional e internacional.

Presente em 6 Denominações de Origem (Rueda, Ribera del Duero, Cigales, Toro, Rioja e Ribeiro) através das suas 10 adegas, é líder em I+D+i, apostando na terra e na sustentabilidade, com a construção de instalações ecoeficientes, promovendo a utilização de energias limpas e renováveis e o lançamento de projetos de investigação que lhes permitam produzir produtos cada vez mais naturais, ecológicos e respeitadores do ambiente.

Eles lançaram uma estratégia de negócios baseada no desenvolvimento sustentável e no respeito ao meio ambiente. Através de um Sistema de Gestão Eficiente Integral, eles implementaram um sistema de informação que lhes permite otimizar todos os processos industriais de seus centros de produção. Além disso, a empresa optou pela digitalização no campo, o que implica o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para, por exemplo, prevenir ou tratar de forma precoce doenças que podem afetar a madeira ou a vinha.

Em seus mais de 30 anos, a Bodega Matarromera demonstrou seu compromisso com o setor agroalimentar na Espanha. Com essa filosofia, a empresa conseguiu se tornar uma das vinícolas mais destacadas do mundo em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Da mesma forma, com este prêmio queremos reconhecer o trabalho que eles realizam em benefício da sociedade em geral através da Fundação Carlos Moro de Matarromera, que destina seus recursos para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, proteger o planeta, promover o empreendedorismo e o desenvolvimento nas áreas rurais para lidar com o êxodo rural.