Seguro de frota: alternativa interessante para empresas e pessoas

Iniciação > Notícias > Seguros > Seguro de frota: alternativa interessante para empresas e pessoas

Seguros

O seguro de frotas é uma modalidade que abrange um conjunto de veículos pertencentes a uma mesma pessoa física ou jurídica. Pode ser contratado por indivíduos e empresas de qualquer porte ou segmento, desde que possuam, pelo menos, dois veículos.

Cada seguradora, no entanto, costuma definir um número mínimo de veículos para efetivar a contratação. Entre as variáveis que afetam o prêmio destacam-se: a quantidade de veículos segurados, suas características, a região geográfica de deslocamento e garagem, além de outras particularidades de uso.

A contratação pode ser feita por grupos de afinidade ou apólices coletivas. Na primeira forma, o seguro é contratado por um empregador ou associação constituída por empregados de uma mesma empresa. Em alguns tipos de grupos de afinidade, os chamados dependentes dos associados também podem ser incluídos na apólice.

Um aspecto relevante dessa modalidade é que, apesar de existir apenas uma apólice, a seguradora emite certificados de seguro individuais que são distribuídos para todos os integrantes do grupo. O pagamento é feito de forma independente, geralmente pelos próprios empregados. Porém, nada impede que o empregador arque parcial ou integralmente com o prêmio.

Já nas contratações coletivas, a apólice e a cobrança são emitidas para uma única pessoa, seja ela física ou jurídica, uma vez que todos os veículos da frota são de sua propriedade. Quando o contrato de seguro é feito por uma pessoa jurídica, é possível incluir os veículos dos diretores e das empresas subsidiárias ou coligadas, desde que sejam legalmente reconhecidas.

De maneira geral, o seguro de frotas garante as mesmas proteções do seguro individual, o que inclui as coberturas básicas. Logo, os danos materiais causados ao veículo segurado em consequência de incêndio ou explosão, além de roubo ou furto, são garantidos pela cobertura compreensiva conhecida como Cobertura Básica.

É possível contratar coberturas adicionais conforme a necessidade de cada segurado. Assim, equipamentos (blindagem, kit gás etc.) e acessórios (aparelhos de som, GPS etc.) podem ser protegidos. A disponibilidade de carro reserva é outra cobertura que pode ser de grande valia enquanto o veículo segurado estiver em manutenção.

Outras coberturas também estão disponíveis e podem ser interessantes para o contratante. É o caso, por exemplo, da cobertura por lucros cessantes, que garante ao segurado receber as diárias pelos dias não trabalhados enquanto o veículo estiver indisponível. Empresas e pessoas cujo faturamento está diretamente relacionado à frota podem se beneficiar dessa proteção.

Dentre as vantagens dessa modalidade, destacam-se a simplificação da gestão dos veículos, a redução de custos e a possibilidade de negociar condições especiais com a seguradora. Outro ponto importante envolve a proteção dos colaboradores da empresa com adição da cobertura de Acidentes Pessoais de Passageiros (APP).

As desvantagens envolvem a necessidade de adequar as coberturas e a franquia às características e uso de cada veículo, a obrigatoriedade de renovar o seguro de todos os veículos ao mesmo tempo, além do risco de perder o desconto por sinistralidade dos veículos da frota.

Para que o seguro seja efetivo é preciso conhecer os riscos envolvidos, certificando-se que as coberturas e as exclusões contidas na apólice estão de acordo com as necessidades do contratante. Entender em quais situações o seguro poderá ser acionado e quais os limites da proteção e da indenização também é fundamental.

Na hora de pesquisar preços, é preciso estar atento para que as condições, as coberturas e as exclusões sejam sempre as mesmas. A assessoria de um profissional qualificado é sempre desejável e ajuda a garantir o melhor negócio.