Mulheres pelo Coração

Saiba como prevenir o infarto

Mujeres por el Corazón Mujeres por el Corazón

É muito importante saber identificar quais os sinais de que você ou outra mulher está sofrendo um infarto. As mulheres não têm, necessariamente, os mesmos sintomas dos homens e, muitas vezes, apresentam sintomas atípicos. Por isso, são atendidas tardiamente, o que dificulta o diagnóstico e aumenta o risco de morte.

Para conscientizar a população feminina sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, a Fundación MAPFRE criou a campanha Mulheres pelo Coração, uma iniciativa que busca alertar o público feminino sobre esse problema global.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a causa principal de morte no mundo são as doenças cardiovasculares. No Brasil, de acordo com o DATASUS, 30,41% das mortes de mulheres são causadas por doenças do aparelho circulatório. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares causam o dobro do número de mortes em relação a todos os tipos de câncer que atingem o aparelho reprodutor feminino – o maior alvo de preocupação de mulheres em relação à saúde preventiva.

Para disseminar práticas preventivas e alertar sobre os riscos desses males entre o público feminino, a campanha Mulheres pelo Coração envolve diferentes ações de conscientização como a instalação de tendas em locais de grande circulação, para a realização de exames de colesterol, circunferência abdominal, orientação nutricional e espirometria (teste de sopro) e a distribuição da revista “Pela Saúde do Coração”, um guia prático com dicas e orientações sobre a saúde cardiovascular da mulher.

Desde o lançamento no Brasil, em agosto de 2016, a campanha impactou um total 9.098 pessoas, sendo 2.562 beneficiários presenciais (que realizaram os exames) e 6.536 beneficiários não presenciais (que receberam um exemplar da revista “Pela Saúde do Coração”).

RETORNO